Apneia do sono

A apnéia do sono é uma condição na qual você para de respirar enquanto dorme. Com a apneia do sono, a sua respiração enquanto você dorme é interrompida por pausas repetidas, conhecidas como eventos apneicos.


terça-feira, 17 de abril de 2018

Tudo sobre apneia do sono


O que é a apnéia do sono?



A apnéia do sono é uma condição na qual você para de respirar enquanto dorme. Com a apneia do sono, a sua respiração enquanto você dorme é interrompida por pausas repetidas, conhecidas como eventos apneicos. Os tipos de apnéia do sono incluem: apneia obstrutiva do sono, que é a forma mais comum de apneia do sono; apnéia do sono central; e apnéia do sono mista (ou complexa), que combina os outros dois tipos.



A apnéia do sono pode causar sérios problemas de saúde


A apnéia do sono pode causar sérios problemas de saúde. Pode aumentar o risco de derrame, obesidade, diabetes, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares e pressão alta. Também pode aumentar o risco de acidentes durante o trabalho ou a condução, pois algumas pessoas com apneia do sono podem adormecer durante essas atividades.
O que é a apnéia central do sono?
Na apneia central do sono, a respiração é interrompida regularmente durante o sono devido à maneira como o cérebro funciona. Não é que você não possa respirar (o que é verdadeiro na apneia obstrutiva do sono); ao contrário, você não tenta respirar de maneira alguma. O cérebro não diz a seus músculos para respirar. Esse tipo de apneia do sono geralmente está associado a doenças graves, especialmente uma doença na qual o tronco cerebral inferior - que controla a respiração - é afetado. Em bebês, a apneia central do sono produz pausas na respiração que podem durar 20 segundos





Apnéia Obstrutiva do Sono



Apnéia Obstrutiva do Sono 



Quando você tem essa condição, sua respiração pode ficar muito rasa ou você pode até parar de respirar - brevemente - enquanto você dorme. Isso pode acontecer muitas vezes por noite em algumas pessoas.


A apneia obstrutiva do sono ocorre quando algo bloqueia parcial ou completamente as vias aéreas superiores durante o fechamento do olho. Isso faz com que os músculos do diafragma e do tórax trabalhem mais para abrir a via aérea obstruída e puxar o ar para os pulmões. Respirar geralmente recomeça com um suspiro alto, bufo ou puxão do corpo. Você pode não dormir bem, mas provavelmente não estará ciente de que isso está acontecendo. A condição também pode reduzir o fluxo de oxigênio para órgãos vitais e causar ritmos cardíacos irregulares.



Sintomas das apneias do sono



Os sinais de aviso de apneia obstrutiva do sono mais comuns incluem:
Sonolência diurna ou fadiga
Boca seca ou dor de garganta quando você acorda
Dores de cabeça de manhã
Problema de concentração, esquecimento, depressão ou irritabilidade
Suor noturno
Inquietação durante o sono
Problemas com sexo
Ronco
Acordando de repente e sentindo que você está ofegando ou sufocando
Problemas para se levantar de manhã
Se você dividir uma cama com alguém, ela provavelmente notará isso antes de você.

Os sintomas em crianças podem não ser tão óbvios. Eles podem incluir:


Enurese
Sufocando ou babando
Suando muito à noite
Ribcage se move para dentro quando eles expiram
Transtornos de aprendizagem e comportamento
Problemas na escola
Lentidão ou sonolência (muitas vezes interpretadas como preguiça na sala de aula)
Ronco
Moagem de dentes
Inquietação na cama
Pausas ou ausência de respiração
Posições incomuns de sono, como dormir nas mãos e nos joelhos, ou com o pescoço hiperextendido
Converse com seu médico se você notar algum destes problemas. Há muitas outras causas possíveis para esses sintomas também.


 

Por que você ronca ?


Por que acontece ?



Se você ronca, é porque os tecidos relaxados em sua garganta vibram quando o ar que você inspira passa por eles. Cerca de metade dos adultos brasileiros faz isso de tempos em tempos. Coisas como o seu peso, a sua saúde e a forma da sua boca podem torná-lo mais propenso a parecer que você está cortando "toras" durante a noite.

Como eu sei se eu roncando?






Se é alto o suficiente para acordar o seu parceiro, você provavelmente já ouviu falar sobre isso. Se você não acredita neles ou dorme sozinho e quer ter certeza, ligue um gravador ativado por voz antes de dormir . Deixe esse gravador ativado por pelo menos duas horas , porque a tendência de quem ronca é começa nas primeiras horas do sono. 

Dúvidas e perguntas e respostas :

Você acha que as mulheres com apneia do sono têm a mesma probabilidade de serem diagnosticadas do que os homens com apneia do sono?

Resposta :  No geral,  as mulheres com apneia do sono têm menos probabilidade de serem diagnosticadas em comparação aos homens. Em estudos anteriores de pacientes que entravam para avaliação da apneia do sono, a proporção de homens para mulheres foi muitas vezes extremamente desigual, com 8 ou 9 homens diagnosticados com apneia para cada mulher com apneia obstrutiva do sono (AOS). No entanto, sabemos, a partir de estudos na população em geral, que a proporção real provavelmente está mais próxima de 2 ou 3 homens com AOS para cada mulher que tem essa condição.

Eu não tenho apneia do sono porque eu não ronco ?

Resposta : MITO. A apneia obstrutiva do sono é comumente associada ao ronco. No entanto, muitos pacientes com apneia obstrutiva do sono não dormem. O ronco é apenas um sinal de apneia obstrutiva do sono. Na verdade, se um roncador de longa data não mais roncar, isso pode indicar que a apneia obstrutiva do sono aumentou em gravidade, já que agora há bloqueio completo da via aérea. Esse bloqueio não permitirá que a pessoa faça um som de ronco. Deve-se considerar todos os sinais ao rastrear a apneia obstrutiva do sono. Se você exibir alguns desses sinais mencionados acima, entre em contato com seu profissional do sono.

Eu só ronco um pouco, então eu não tenho apneia do sono ?

Resposta : MITO. Nós costumávamos pensar que o ronco leve é ​​inofensivo, especialmente se uma pessoa não tem nenhum sinal ou sintoma e / ou apnéia obstrutiva do sono foi descartada com um estudo do sono. No entanto, novos dados de pesquisa sugerem que o trauma do ronco nos tecidos moles pode causar a formação de “lesões nervosas” no palato mole. Essas lesões nervosas prejudicam a capacidade reflexa desses tecidos, aumentando a probabilidade de colapso das vias aéreas. Estamos assumindo que todo o ronco deve ser visto como o menor limiar de distúrbios respiratórios do sono, da mesma forma que a hipertensão é o limiar inicial da doença cardiovascular.
 Além disso, a vibração do ronco pode causar a ruptura de quaisquer placas ateroscleróticas presentes na artéria carótida, aumentando as chances de um evento cardiovascular, como um derrame. Existem alguns estudos que demonstram que eventos cardiovasculares, como os acidentes vasculares cerebrais, ocorrem comumente durante a meia-noite e 6 horas da manhã em pacientes com apneia obstrutiva do sono grave

Eu não estou acima do peso, então eu não tenho apneia do sono ?

Resposta :   MITO. Uma das razões pelas quais a apneia obstrutiva do sono pode ser diagnosticada é que ela é comumente considerada uma doença da obesidade. É verdade que o risco de apneia obstrutiva do sono aumenta com o ganho de peso porque o tecido adiposo em excesso pode contrair as vias aéreas. No entanto, é muito importante que todos entendam que, se muitos atletas de classe mundial podem sofrer de apneia obstrutiva do sono, muitos homens, mulheres e crianças que não são obesas podem fazê-lo. Para pensar sobre isso de outra maneira, uma pessoa magra nascida com uma língua grande, amígdalas grandes e adenóides pode sofrer de apneia obstrutiva do sono. Pessoas magras com um desvio de septo ou sinusite podem ter uma via aérea reduzida, o que as coloca em maior risco de ter apneia obstrutiva do sono. Portanto, qualquer pessoa de qualquer tipo corporal pode ter apneia obstrutiva do sono, pois o tecido adiposo (gordura) é apenas um dos muitos fatores que podem causar constrição e / ou colapso das vias aéreas. Se um indivíduo magro tem hipertensão, não seria incomum descobrir que a apneia obstrutiva do sono também está envolvida.

Se eu puder perder um pouco de peso, minha apnéia do sono desaparecerá ? 

Resposta:  MITO. Pacientes com apneia obstrutiva do sono podem ter dificuldade em perder peso, pois o aumento do cortisol liberado pelo córtex adrenal durante o sono angustiado aumenta os níveis de glicose no sangue, que por sua vez é convertido em gordura. A intolerância à insulina também pode ocorrer. Além disso, um indivíduo com excesso de peso que sofre de apneia obstrutiva do sono muitas vezes relatará a falta de energia para sair e se exercitar adequadamente como resultado da estimulação excessiva do sistema nervoso simpático. Se alguém tem 5 quilos acima do peso e tem apnéia obstrutiva do sono leve, é mais provável que sua apneia obstrutiva do sono possa ser tratada apenas com a perda de peso do que um indivíduo com 15 quilos ou mais de sobrepeso com apneia obstrutiva do sono moderada ou grave. E mesmo para o indivíduo um pouco acima do peso, o fator cortisol pode dificultar a perda de peso com dieta e exercícios. A resposta está no diagnóstico correto, então entre em contato com o seu profissional de saúde do sono.


Álcool, drogas, cafeína e tabaco aumentam os sintomas da apneia do sono ?


Resposta:    Fato, Absolutamente! Muitas drogas, incluindo benzodiazepínicos, opiáceos e Viagra, podem piorar os sintomas da apneia obstrutiva do sono. Não recomendamos qualquer bebida alcoólica dentro de quatro horas antes e qualquer cafeína seis horas antes de dormir.

As crianças não podem pegar a apnéia do sono, elas são muito jovens ?


Resposta:    MITO. Muitas crianças sofrem de apneia obstrutiva do sono. Se uma criança apresentar alguns dos sinais listados acima, entre em contato com seu profissional de saúde do sono. Ao contrário dos adultos, muitas crianças com apneia obstrutiva do sono podem apresentar sinais de TDAH e podem receber medicação incorretamente. A apneia obstrutiva do sono em crianças pode causar atraso no crescimento físico e mental. Muitos pais relataram que o comportamento e as notas de seus filhos melhoraram após o tratamento adequado. Também é muito importante notar que o crescimento e o desenvolvimento da face de uma criança com apneia obstrutiva do sono podem ser afetados porque a respiração pela boca não permite a formação adequada de arco no palato. Essas crianças tendem a desenvolver rostos longos e estreitos. Após a conclusão do crescimento e desenvolvimento, isso se torna permanente a menos que seja corrigido pela cirurgia. Se uma criança ainda estiver crescendo, o tratamento para apnéia obstrutiva do sono, juntamente com o tratamento ortodôntico adequado, pode corrigir essas anormalidades do desenvolvimento. Foi documentado que o atleta olímpico Michael Phelps sofria de apneia obstrutiva do sono quando criança, tinha TDAH e respirava pela boca. Nós trazemos este exemplo para que os pais possam se relacionar com a aparência de uma criança com apneia obstrutiva do sono, já que Phelps é um dos indivíduos mais reconhecidos no mundo.



As crianças não podem ser tratadas com terapia por aparelho oral ?


Resposta:   Cada caso deve ser analisado junto com seu médico pediatra ,aparelhos orais podem afetar o crescimento e o desenvolvimento de uma criança e não são recomendados.



Em muitos casos faixa anti ronco funciona mas depende de cada caso .


Vídeos relacionados :

Apneia do sono .



Nenhum comentário:

Postar um comentário